As ações do Piauí no ecossistema de inovação pública também estão sendo debatidas.
A atuação do Piauí no ecossistema de inovação pública e a agenda nacional de governo digital em 2026 estão sendo debatidas durante a 175ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e reúne gestores de tecnologia de todo o país.
Estão em pauta temas centrais para o avanço da transformação digital do Brasil, como a cibersegurança, inteligência artificial aplicada ao setor público, e proteção de dados.
Colaborando com os debates, participa do evento o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, que atualmente também é exerce o cargo de vice-presidente de Tecnologia na ABEP-TIC. “Debater temas como esses é fundamental para seguirmos avançando na transformação digital do Brasil. Como vice-presidente de Tecnologia da ABEP-TIC, quero também contribuir para uma agenda nacional mais robusta e alinhada aos desafios que enfrentaremos em 2026. Representar o Piauí nesses debates reforça nosso compromisso com a inovação pública e com a construção de soluções que melhorem, de forma concreta, a vida do cidadão”, afirmou Ellen Gera.

A programação reúne presidentes e dirigentes das empresas públicas de TIC dos estados e do Distrito Federal, além de parceiros estratégicos do setor, ampliando o diálogo entre o setor público e o mercado de tecnologia.
O evento ocorre, até sexta-feira (05), com diálogos aprofundados sobre o impacto dos deepfakes, a escalada das fraudes digitais, práticas de segurança da informação mais proativas e preditivas, além de reflexões sobre liderança, inovação e propósito no setor público.

fonte: Lívia Barradas

