O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, se reuniu na manhã desta quarta-feira (1) com representantes da corporação e da Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) sobre a implantação de um projeto antirracista na polícia. A previsão é que o projeto seja implementado a partir do mês de maio.
A superintendente da promoção da igualdade racial e povos originários do Piauí, Assunção Aguiar, explicou que o objetivo é inserir a discussão antirracista nos cursos de formação de policiais militares para que sejam formados agentes de segurança mais humanizados em relação aos grupos mais vulneráveis da sociedade.
“A IDEIA É QUE A GENTE POSSA TER CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA QUE NÓS POSSAMOS TER POLICIAIS COM UMA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO NA RUA COM A JUVENTUDE, COM AS COMUNIDADES EM GERAL. SÃO CAPACITAÇÕES PARA QUE A GENTE POSSA TER UMA POLÍCIA ANTIRRACISTA ATUANDO NO ESTADO”, AFIRMOU ASSUNÇÃO.
Segundo Scheiwann Lopes, o assunto será colocado nas grades curriculares da formação desses agentes. “Estamos em conjunto com o CEP e a DEIP para inclusão nas nossas grades curriculares, massificando com o curso de capacitação, complementando as cargas horárias daquilo que entendemos ser pertinentes para a sociedade”, declarou o comandante-geral.
Fonte: CidadeVerde