
A reportagem teve acesso a um documento que mostra a preocupação com as festas realizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Teresina, onde ocorreu a morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, após calourada. O corpo dela foi encontrado na manhã deste sábado (28) com marcas de violência sexual.

No documento, registrado há cerca de dez dias, o Departamento de Matemática da Ufpi pediu a proibição das festas e traz como arquivo uma série de fotos que mostram pichações, garrafas de bebidas e sujeira como urina no chão dos banheiros e na entrada dos mesmos. A situação foi relatada por meio de um processo interno encaminhado ao Centro de Ciências da Natureza, ao gabinete do reitor e à prefeitura universitária

“Enumeramos aqui alguns prejuízos já catalogados: pichação dos prédios; sujeiras deixadas ao chão do estacionamento e dos blocos; sujeiras, tais como urina, no chão dos banheiros e na entrada dos mesmos; pessoas visivelmente alteradas, supostamente pelo uso de substâncias tais como álcool, nas dependências do Departamento de Matemática e adjacências; no pós-festa são encontradas pessoas dormindo no chão dos prédios do Departamento de Matemática e adjacências”, diz o documento.

Nele consta ainda a preocupação com a segurança de professores e alunos do Departamento de Matemática e é solicitado:
– A IMEDIATA PROIBIÇÃO DE FESTAS NAS IMEDIAÇÕES DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA/UFPI;
– A INVESTIGAÇÃO E PUNIÇÃO DOS CAUSADORES DOS PREJUÍZOS FÍSICOS AOS PRÉDIOS SUPRACITADOS; E REALOCAÇÃO DAS FESTAS ORA PROMOVIDAS PARA LOCAIS MAIS ADEQUADOS, COMO POR EXEMPLO O ESPAÇO NOÉ MENDES.
– REPINTURA DOS PRÉDIOS DO DEPARTAMENTO MATEMÁTICA E COLOCAÇÃO DE GRADES NOS CORREDORES;
– AGENDAMENTO DE REUNIÃO COM O REITOR PARA TRATARMOS DE PROVIDÊNCIAS SOBRE OS FATOS HORA RELATADOS.
O Cidadeverde.com entrou em contato a assessoria de comunicação da UFPI que enviou uma nota:
A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) ESCLARECE QUE, APÓS A MANIFESTAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CCN), A REITORIA INICIOU TRATATIVAS COM A DIREÇÃO DO CENTRO PARA UMA REUNIÃO E ARTICULAÇÕES COM OUTROS SETORES DA UNIVERSIDADE. INFORMA, AINDA, QUE, DE ACORDO COM A NORMATIVA VIGENTE NA UNIVERSIDADE, A AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ESPAÇO PARA EVENTOS EM QUALQUER ÁREA DO CAMPUS DEPENDE DE REQUERIMENTO DO SOLICITANTE E AVAL DO GESTOR DO ESPAÇO. ENFATIZA QUE NÃO HOUVE QUALQUER SOLICITAÇÃO DE CONHECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR PARA REALIZAÇÃO DO REFERIDO EVENTO.
Fonte: Graciane Araújo / CidadeVerde