
O Garantia-Safra permite condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios atingidos por seca ou excesso das chuvas. “O Garantia Safra teve reajustes nos valores acompanhando, em alguns casos, os índices inflacionários. Para os pagamentos 2021/2022 o benefício é de R$ 850,00 por agricultor e para safra 2022/2023 teve alteração passando para R$ 1200,00”, esclarece assessor de política agrícola da FETAG-PI, João Lopes.
“Lembrando que para acessar o Garantia Safra ainda é utilizado o antigo sistema DAP que agora será o CAF. Para que o agricultor tenha direito ao benefício o agricultor deve se enquadrar em alguns critérios: ter uma área de 0,5 até 0,6 Hectares não possuir mais que um salário mínimo e meio e tem que cultivar as culturas de mandioca, milho, arroz ou feijão”, orienta João Lopes.
Os agricultores que aderiram devem se dirigir às Secretarias de Agricultura de seus municípios. O CRMDF (Conselhos) de cada município irão verificar os critérios e adesões de cada agricultor.
Fonte: 180graus