FestLuso na Escola leva oficina ao Ceti Solange Viana e amplia programação cultural para estudantes da rede estadual

Educação

Ao longo da semana, mais de 600 estudantes da rede estadual terão contato com espetáculos de teatro, música, dança e narrativas

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado no bairro Promorar, em Teresina, participaram, nesta quarta-feira (27), da oficina “Descobri-quê?”, como parte da programação do FestLuso na Escola. A atividade reuniu 25 jovens da rede estadual e os artistas Dori Nigro e Joyce Souza, que trouxeram uma abordagem crítica sobre a colonização portuguesa, as resistências históricas e os impactos ainda presentes na sociedade.

Alice Ferreira, estudante do ensino médio, destacou como a oficina contribuiu diretamente para o aprendizado em sala de aula. “Acredito que a oficina complementa os meus estudos, pois trouxe os conteúdos que discutimos na sala de aula de uma forma dinâmica. Foi muito interessante”, destacou.

Foto: Ascom Seduc
Foto: Ascom Seduc

Já o aluno Luís Eugênio Castro ressaltou o papel do Grêmio Estudantil na ampliação desse debate dentro e fora da escola. “A oficina teve um impacto positivo para que os estudantes conheçam mais sobre ancestralidade e tudo sobre o legado da vivência negra no nosso país”, afirmou.

A oficina faz parte do projeto “FestLuso na Escola”, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), que está levando espetáculos, oficinas e debates diretamente para o cotidiano escolar, ampliando horizontes e aproximando os jovens da arte.

Foto: Ascom Seduc
Foto: Ascom Seduc

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a parceria com o FestLuso reforça o compromisso da rede estadual com uma educação integral, que alia conhecimento acadêmico e o incentivo à expressão artística. “Ao levar o FestLuso para dentro das nossas escolas, estamos garantindo que os estudantes tenham acesso a experiências que ampliam horizontes e contribuem para a formação de cidadãos conscientes, preparados para transformar a sociedade”, destacou o gestor.

Segundo o curador do FestLuso, Francisco Pellé, a iniciativa reforça o compromisso de democratizar o acesso ao teatro e integrá-lo à educação. “Propomos essa parceria com a Secretaria de Educação, que prontamente aceitou aproximar o fazer teatral da escola. Isso é importante para a formação da nossa juventude e para entender o mundo ao seu redor”, explicou.

Foto: Ascom Seduc
Foto: Ascom Seduc

Programação do FestLuso segue até sexta (29)

Ao longo da semana, mais de 600 estudantes da rede estadual terão contato com espetáculos de teatro, música, dança e narrativas. As apresentações e palestras acontecem em diferentes espaços culturais de Teresina, com grupos do Brasil, Moçambique e Portugal.

De 25 a 27/08, das 14h às 17h:

  • Oficina com o grupo Trupe Motim de Teatro (Ceará). Local: Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos.
  • Quinta (28/08) – 17h: Espetáculo Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo – Trupe Motim de Teatro (Ceará). Local: Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos.
  • Sexta (29/08) – 15h: Espetáculo Nos Tempos de Gungunhana – Klemente Tsamba (Moçambique/Portugal). Local: Teatro Barítono Raimundo Pereira.

 

fonte: Willame Lucas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *