Autoridades, lideranças e população discutem soluções conjuntas para segurança viária durante a Operação Porteira Fechada em Canto do Buriti
Na tarde do dia 30 de junho de 2025, a Câmara Municipal de Canto do Buriti sediou uma Audiência Pública marcada pelo compromisso com a segurança da população. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí e a Polícia Civil, teve como foco o fortalecimento da Operação Porteira Fechada, voltada ao controle e prevenção da circulação de animais soltos em vias públicas dos municípios da região. O encontro contou com expressiva participação popular e reuniu autoridades municipais e estaduais.
A audiência contou com a presença do prefeito de Canto do Buriti, Dr. Fellipe Alves, os prefeitos de Brejo do Piauí, Pajeú do Piauí, Tamboril do Piauí mandaram seus representantes, além de vereadores, lideranças locais e representantes da segurança pública, empresários e população.
Durante sua fala, o presidente do Legislativo, vereador Zé Neto Chaves, reforçou o compromisso da Câmara com a causa:
“Essa casa legislativa se une ao poder executivo e às forças de segurança para enfrentar esse problema que coloca tantas vidas em risco. A responsabilidade é de todos nós, e essa união entre municípios é o caminho para soluções duradouras.”
O prefeito Dr. Fellipe Alves reforçou:
“É inadmissível continuarmos perdendo vidas por conta de um problema que pode ser evitado. Unidos, faremos uma operação mais eficaz e duradoura.”
A coronel Drª Elizete, representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, destacou o papel do Estado no apoio à operação:
“Estamos aqui para somar forças. A presença de animais nas rodovias é um desafio real, e a SSP está comprometida em apoiar ações que salvem vidas e tragam mais segurança à população. O trabalho é conjunto, preventivo e contínuo.”
Durante a audiência, a Dra. Samantha, coordenadora de Proteção Animal da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, trouxe uma importante reflexão:
“A causa animal está diretamente ligada à segurança pública. Animais soltos não apenas colocam vidas humanas em risco, como também são vítimas de abandono e maus-tratos. Precisamos ampliar a fiscalização, mas também promover educação e políticas públicas que envolvam proteção e responsabilidade.”
O advogado Clemilton Nunes explicou os aspectos legais:
“O Código Civil prevê responsabilidade objetiva do proprietário. É preciso conscientização, mas também responsabilização efetiva.”
O Secretário do Trabalho e Empreendedorismo de Canto do Buriti, Piauí Átila Moura destacou:
“Perdemos vidas. O que está em jogo é muito sério. Precisamos agir, fiscalizar e educar com urgência.”
A audiência foi considerada um passo essencial para fortalecer política pública integrada e contínua, valorizando a vida, a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos — humanos e animais e segue como símbolo de integração entre municípios, autoridades e comunidade, em nome do bem comum a população.
fonte: Jornalista Flávio Amorim