O primeiro navio da Marinha chegou nesta segunda-feira (11) no Porto Piauí. Ele e mais dois navios estarão fundeados no porto na inauguração da sua primeira etapa, que acontece na quarta-feira (13).
Único estado do Brasil banhado pelo Oceano Atlântico que não possuía um porto marítimo, o Piauí terá um novo capítulo de sua história com a entrega da primeira etapa do Porto Piauí, em Luís Correia.
O projeto, idealizado na década de 1960, sai do papel somente agora, no primeiro ano da gestão do governador Rafael Fonteles. Segundo o governador, a obra beneficia não apenas a Planície Litorânea, mas todos os municípios do Piauí.
“Teremos mercadorias que passarão a ser transportadas pelo porto vindas das mais diversas regiões do Piauí”, afirmou o gestor, explicando que houve a preocupação em preservar o meio ambiente e as cadeias produtivas locais. “Estamos felizes de ter feito esse projeto grandioso, mas sem deixar de pensar nas pessoas, nos arranjos produtivos locais e no meio ambiente”. Rafael Fonteles, governador do Piauí
Os investimentos no porto apontam para a consolidação de uma nova realidade econômica e competitiva do Piauí, pois permitirá a exportação e importação de produtos por território piauiense, impulsionando os negócios locais e aumentando as riquezas e receitas do Estado.
Esse impacto, no entanto, será por etapas. A etapa que será entregue agora é a primeira de uma série de fases que ocorrerão ao longo dos próximos meses e anos, com a participação de empresas privadas e do Governo do Estado.
Fonte: Ananias Ribeiro