O encontro discutiu a expansão de ações nas áreas de saúde, segurança pública e cultura, com foco no atendimento a municípios do interior.
O diretor do Projeto Alemão Practice, Uwe Felipe Weibrecht, que atua no Piauí há dois anos, visitou na manhã desta quinta-feira (18), o gabinete oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), em Teresina. O encontro teve como objetivo discutir a expansão das ações nas áreas de saúde, segurança pública e cultura, focando no atendimento a municípios do interior, em parceria com a iniciativa alemã, o Corpo de Bombeiros e outras instituições interessadas.
Segundo Weibrecht, a cooperação iniciada em 2023 na área da saúde em São Raimundo Nonato já gerou resultados positivos. Ele destacou que mais de 200 agentes de saúde pública foram capacitados e que, em parceria com o Samu, o Hospital de Traumas de Berlim, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Governo do Estado e outras instituições, houve avanços significativos no atendimento hospitalar da região.
Além das iniciativas já realizadas na área da saúde, o projeto busca expandir suas ações para o setor de segurança pública.
“Em apenas dois anos, os ganhos para São Raimundo Nonato foram enormes, principalmente na área da saúde. Agora, queremos fortalecer também a segurança pública, com apoio à Polícia Militar e ao CBMEPI, ampliando a infraestrutura e os equipamentos disponíveis nos grupamentos do interior”, afirmou o diretor.

A expectativa é que a colaboração entre Alemanha e Piauí se fortaleça nos próximos anos, abrangendo áreas estratégicas e ampliando a capacidade de resposta dos órgãos estaduais. A próxima visita técnica está prevista para 22 de outubro, quando os membros do Programa, junto a médicos alemães e brasileiros, deverão assinar o convênio.
O comandante-geral do CBMEPI, coronel José Arimateia Rêgo, ressaltou a importância da visita para consolidar a cooperação internacional.
“ Essa parceria pode trazer novos equipamentos, capacitação e suporte para nossos militares, o que reflete diretamente em um atendimento mais eficiente à população em situações de emergência”, destacou o coronel.
A visita contou com a presença do subcomandante-geral José Veloso, da relações-públicas do CBMEPI Najra Nunes e do major Flaubert.

