O objetivo é verificar possíveis oscilações na qualidade da água ofertada, avaliando se a mesma está dentro dos padrões exigidos para o uso seguro.
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) realizou, nesta quinta-feira (11), a coleta de amostras de água em uma clínica de oncologia localizada em Teresina. A ação faz parte do conjunto de medidas de controle sanitário voltadas para garantir a segurança e qualidade dos serviços prestados à população nos estabelecimentos de saúde.
As amostras coletadas serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), unidade referência no estado. O objetivo é verificar possíveis oscilações na qualidade da água ofertada, avaliando se a mesma está dentro dos padrões exigidos para o uso seguro.
O resultado das análises é um dos indicadores que integram os Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), reforçando a importância do controle rigoroso da qualidade da água como um fator essencial para a segurança dos pacientes e para a promoção da saúde pública.
Atualmente, o Piauí conta com sete serviços de oncologia em funcionamento, sendo quatro em Teresina e três no interior. Em todos eles, a Divisa realiza a coleta fiscal de água para análise, seguindo um cronograma técnico que visa assegurar a conformidade dos serviços com as normas de segurança sanitária estabelecidas.

fonte: Cyntia Veras/ Ascom DIVISA

