UBSs e Postos de Saúde em Canto do Buriti ‘acordam’ fechados no primeiro dia de julho

Notícias Locais

O Município de Canto do Buriti, no sul do Piauí, amanheceu no primeiro dia de julho de 2024 com parte de suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos de saúde fechados. A equipe do Portal 180graus visitou algumas localidades após denúncia de populares e constatou a situação.

FOTO: 180GRAUS

Às 9h08, a UBS Matadouro estava fechada. A mesma situação foi encontrada na UBS Nossa Senhora de Fátima às 9h26 e na UBS Aeroporto às 9h30. Por outro lado, a UBS Centro, a UBS Santo Antônio e a UBS Santa Luz estavam abertas, mas com atendimentos parciais.

FOTO: 180GRAUS

Em conversa com o secretário de Saúde, Dr. Carlos Henrique, ele informou que as unidades de saúde estavam fechadas devido à realização de uma conferência, mas que após às 14h estariam funcionando normalmente. No entanto, não houve comunicado oficial prévio sobre o fechamento, o que gerou desconforto e transtornos para a população.

FOTO: REPRODUÇÃOSecretário de Saúde, Dr Carlos Henrique e prefeito Dr Felipe

Secretário de Saúde, Dr Carlos Henrique e prefeito Dr Felipe

Durante a visita da equipe do Portal 180graus, muitas pessoas, inclusive vindas do interior, não conseguiram atendimento e foram encaminhadas ao Hospital Estadual Domingos Chaves, gerido pelo Governo do Piauí.

FOTO: 180GRAUS

O evento que causou o fechamento das UBSs é a Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O foco do evento é a garantia dos direitos e a defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. A conferência ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com início às 08:00.

Fonte: Sebastian Eugênio 180graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *