Turismo Escolar: Ópera na Serra da Capivara transforma aula em experiência inesquecível

Educação

Cerca de 400 alunos da rede estadual do Piauí assistiram ao espetáculo ao ar livre, em meio às cavernas e paredões do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Foi uma experiência única sobre a riqueza do Piauí. Nunca imaginei aprender tanto fora da sala de aula”, relatou, emocionada, Ana Vitória, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moderna, de São Raimundo Nonato, após assistir ao espetáculo Ópera da Serra da Capivara.

No domingo (27), cerca de 400 alunos da rede estadual viveram uma experiência inesquecível ao assistir, ao ar livre, a uma versão sertaneja do clássico “O Fantasma da Ópera”, apresentada entre os paredões e cavernas do Parque Nacional da Serra da Capivara.

A participação dos alunos ocorreu por meio do Projeto Turismo Escolar, promovido pela Secretaria da Educação do Piauí (Seduc-PI) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur).

Vindos de escolas de tempo integral dos municípios de Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, os estudantes foram imersos em um espetáculo que reuniu música, dança, acrobacias e elementos da cultura nordestina, adaptando a ópera ao cenário e à identidade do sertão piauiense.

“O espetáculo mostrou de forma única as riquezas do nosso Piauí”, afirmou o estudante Apollo Neri S. R. de Macedo, também do Ceti Moderna.

A experiência integra uma jornada de aprendizagem organizada em antes e depois da viagem. Os alunos participam de atividades voltadas à arte, história, meio ambiente e identidade cultural. Todo o registro da vivência será transformado em conteúdo audiovisual e videocasts para o Canal Educação, servindo como material complementar ao currículo da rede estadual.

Com o Projeto Turismo Escolar, a educação piauiense reafirma seu compromisso com uma formação que conecta território, cultura e protagonismo estudantil. “O tempo integral amplia o período que os estudantes passam na escola, mas também aumenta as oportunidades de aprender de um jeito diferente, mais interativo e lúdico”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Para o secretário de Turismo, Daniel Oliveira, a ação representa um marco na política de turismo educativo do estado. “Proporcionar esse tipo de vivência é investir no futuro. Esses jovens voltam para casa com orgulho de suas raízes, com conhecimento sobre o valor do nosso território e com novas

perspectivas sobre o que o Piauí representa no mundo”, afirmou o gestor.

fonte: Willame Lucas e Ascom Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *