A programação iniciou às 7h da manhã, com um passeio de metrô (VLT) da Estação Sudeste até o Centro da capital, embalado pela apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina.
Em homenagem ao Dia do Piauí, o projeto Tour da Memória e da Cultura realizou, neste domingo (19), sua terceira edição com uma programação especial e repleta de cultura, história e arte. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), reuniu dezenas de participantes em um percurso pelo Centro Histórico de Teresina, valorizando o patrimônio e a identidade piauiense.
A programação iniciou às 7h da manhã, com um passeio de metrô (VLT) da Estação Sudeste até o Centro da capital, embalado pela apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina. O ponto de partida foi o Palácio da Cultura, sede da Secult, de onde o grupo seguiu em visita guiada pelos principais espaços culturais e turísticos da cidade.
Durante o trajeto, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre marcos históricos como o Museu do Piauí, a Igreja do Amparo (Marco Zero de Teresina), o tradicional Relógio da Praça Rio Branco, que marcou às 9h ao som do Hino do Piauí e a Praça Pedro II, onde se encontram ícones da cultura piauiense como o Theatro 4 de Setembro, o Cine Rex, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e a Igreja de São Benedito.

A caminhada foi acompanhada por apresentações culturais que encheram de cor e movimento o centro da cidade. Participaram o Grupo Redemoinho de Dança, com bailarinos da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, professores da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, atores formados pela Escola Técnica Professor Gomes Campos, além de artistas circenses envolveram o público em uma verdadeira vivência sensorial e educativa.
Para o gerente de Obras e Patrimônio Histórico da Secult, Ismael Júnior, o Tour da Memória tem se consolidado como uma ação fundamental de educação patrimonial e valorização da cultura piauiense. “Estamos na terceira edição do Tour da Memória e essa é especial por celebrar o aniversário do nosso estado. Começamos com o passeio de VLT, ao som da Orquestra Sanfônica, e seguimos com atrações culturais, circo, dança, teatro e música piauiense. Tudo foi pensado para proporcionar uma imersão na história e mostrar que Teresina tem cultura, patrimônio, diversão e movimento. O piauiense gosta de se envolver e isso ficou muito claro hoje”, destacou.

Ismael também ressaltou a importância da parceria com a Seduc, por meio do programa Turismo Escolar, que tem aproximado os estudantes da história e do patrimônio da capital. “Nosso objetivo é fazer com que os adolescentes conheçam e valorizem o Centro Histórico de Teresina. Com o Turismo Escolar, conseguimos trazer estudantes para vivenciar essa experiência e compreender o valor da nossa história e da nossa identidade cultural”, afirmou.
Entre os participantes, alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Agnello Pereira, da zona sudeste de Teresina, vivenciaram pela primeira vez o passeio. O estudante Pedro Lucas compartilhou sua empolgação. “Foi uma experiência muito boa. A gente volta há muitos anos e conhece mais sobre a cultura, os costumes e a importância da nossa história, que às vezes não é tão falada nas escolas. Todo o tour foi muito legal para a gente”, contou.
O Tour da Memória e da Cultura é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), por meio da Gerência de Obras e Patrimônio Histórico, e tem como propósito incentivar o conhecimento histórico, promover o turismo cultural e contribuir para a revitalização do Centro de Teresina nos fins de semana.


