Sesapi reúne trabalhadores do SUS para discutir valorização profissional e equidade

Saúde

Gestores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil discutiram sobre melhorias nas condições de trabalho e inclusão de grupos historicamente marginalizados.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu, nesta terça-feira (23), o I Fórum de Valorização de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUS no estado, com ênfase na equidade em saúde. O evento foi realizado na sede da Superintendência do Ministério da Saúde, em Teresina, e reuniu gestores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para discutir melhorias nas condições de trabalho e promover a inclusão de grupos historicamente marginalizados.

“Discutimos a realidade do exercício e a valorização dos trabalhadores no âmbito do SUS no Piauí, escutando proposições de como alterar as estruturas de racismo, de preconceito, de dificuldades de acesso. Escutamos sobre as vivências e pensamos em intervenções na perspectiva da valorização desse público, na perspectiva da equidade em saúde no âmbito do trabalho”, destacou Norma Alberto, técnica da coordenação da Equidade da Sesapi.

Foto: Ascom Sesapi
Foto: Ascom Sesapi

Além de promover a criação e ampliação das condições necessárias para que a equidade seja efetivamente exercida no ambiente de trabalho e nos processos formativos dos profissionais do SUS no estado, o evento também visa fortalecer o trabalho executado pelo Comitê de Equidade no Trabalho e Educação do SUS (Cetespi), um grupo interinstitucional, com participação social, que reúne representantes de órgãos públicos e entidades civis.

Foto: Ascom Sesapi
Foto: Ascom Sesapi

“Esse comitê trabalha para oferecer equidade para os trabalhadores e trabalhadoras do SUS, onde mais de 70% do corpo são de mulheres, são de pessoas diversas, de etnias diferentes, gêneros, diversidade sexual, pessoas com deficiências, então nosso objetivo é escutar e propor ações e melhorias para mantermos o diálogo e reduzirmos as iniquidades entre esses profissionais do SUS”, enfatizou Filipe Silva, coordenador de Equidade da Sesapi.

Foto: Ascom Sesapi
Foto: Ascom Sesapi
fonte: Breno Moreno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *