Implantação do atendimento 24h fortalece a rede de proteção e garante acolhimento integral às mulheres vítimas de violência em Teresina.
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) participou, nesta segunda-feira (11), da implantação do Plantão 24h na Delegacia da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Teresina. Representando a secretária Zenaide Lustosa, a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento, esteve presente ao evento, que reuniu autoridades e representantes de diversos órgãos de proteção à mulher.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que a Casa da Mulher Brasileira centraliza serviços essenciais, evitando deslocamentos entre órgãos e garantindo atendimento integral às vítimas. “O atendimento que antes era em horário comercial agora funcionará ininterruptamente. Tudo para oferecer dignidade e qualidade no acolhimento à mulher vítima de violência”, ressaltou.
Segundo Ana Cleide Nascimento, a inauguração marca um avanço fundamental no enfrentamento à violência de gênero. “Nós sabemos que a violência contra a mulher acontece a todo momento. Então, isso é muito representativo para nós mulheres, para as mulheres da periferia principalmente. Por essa razão, a Secretaria da Mulher tem desenvolvido um trabalho de prevenção. Quando se faz um trabalho de prevenção eficiente, se tem o resultado. E qual é o resultado? O maior número de denúncias, o maior número de mulheres buscando ajuda”, declarou.

Ana Cleide também citou os avanços realizados no Território da Serra da Capivara, formado por 18 municípios, dos quais 15 já possuem Secretaria Municipal da Mulher. “Temos delegacia da mulher, Defensoria Pública, Patrulha Maria da Penha e, até setembro, teremos uma Casa da Mulher Brasileira, que hoje chamamos de Centro de Referência da Mulher. No mês passado, realizamos o Diálogo pelo Piauí nesse território e os dados são muito positivos, resultado do investimento do Poder Público. E é isso que queremos estender para todos os territórios. De maio até agora, temos feminicídio zero e um aumento de 38% nos boletins de ocorrência, o que comprova que o investimento na prevenção traz resultados”, afirmou.
A diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Piauí, delegada Bruna Verena, enfatizou a importância do acolhimento humanizado. “Ter hoje esse plantão 24h, com delegada, oficiais e investigadores realizando flagrantes, incentiva que mais mulheres procurem ajuda. É um marco para que possamos oferecer tratamento cada vez melhor e encorajar as vítimas a denunciar. Estamos criando uma nova central de flagrantes com dedicação total para que as mulheres se sintam acolhidas e tenham seus problemas resolvidos”, destacou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, reforçou o compromisso da instituição no combate à violência. “Temos delegadas e investigadoras preparadas, uma equipe multidisciplinar para atender bem às mulheres. Aqui, elas serão bem acolhidas, terão medidas protetivas requeridas, prenderemos agressores e mostraremos a presença forte do Estado na defesa de suas vidas”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, lembrou que a ação atende a um pedido antigo da secretária Zenaide Lustosa. “Além da delegacia, estamos trazendo o plantão da Patrulha Maria da Penha da capital para funcionar 24 horas, com reforço de guardas patrimoniais. Estamos juntos, integrados, para oferecer segurança pública de qualidade e cuidar das nossas mulheres”, declarou.

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Cláudia Seabra, ressaltou a relevância do momento. “Este é um marco concreto no reforço à promoção e à proteção das mulheres em situação de violência. É também um chamado à articulação entre poderes e instituições, para expandir e qualificar o atendimento, aproximando assistência jurídica, psicológica e social. Quando Estado e sociedade civil se unem, todos ganham”, concluiu.

Com a implantação do Plantão 24h, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina passa a oferecer atendimento ininterrupto e integrado, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no Piauí.