O curso foi realizado entre os dias 28 e 30 de abril e contou com a participação de brigadistas dos municípios de São João do Piauí, Ribeira do Piauí, Pedro Laurentino, Capitão Gervásio Oliveira, Campinas do Piauí e João Costa.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, ofereceu treinamento para a formação de mais 63 brigadistas, em São João do Piauí. O curso foi realizado entre os dias 28 e 30 de abril e contou com a participação de brigadistas dos municípios de São João do Piauí, Ribeira do Piauí, Pedro Laurentino, Capitão Gervásio Oliveira, Campinas do Piauí e João Costa.
A ação integra a estratégia estadual de fortalecimento das brigadas municipais, especialmente nas regiões mais suscetíveis a focos de incêndio durante o período de estiagem, que vai de julho a novembro, com o intuito de promover maior segurança ambiental e proteção às comunidades locais.
O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “A formação desses 63 novos brigadistas representa um reforço essencial para a proteção do nosso bioma e das populações que vivem em áreas vulneráveis. A presença de equipes treinadas nos municípios é uma forma eficaz de prevenir danos ambientais e garantir uma resposta rápida e segura diante de emergências”, afirmou o gestor.
Shandallyê Araújo, coordenador de Instrução e Prevenção a Incêndios Florestais da Semarh, também destacou a importância do preparo técnico. “Esse treinamento é mais do que uma qualificação — é uma medida de segurança para todos. Brigadistas bem treinados estão mais preparados para agir com responsabilidade e precisão, reduzindo os riscos e aumentando a eficácia no enfrentamento dos incêndios”, explicou.
fonte: Ascom Semarh