O Piauí conta atualmente com 1.801 brigadistas, treinados pela Semarh, distribuídos em 124 municípios.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participou, nesta sexta-feira (28), da audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no Plenário Waldemar Macedo. A discussão abordou a intensificação das queimadas em diversas regiões do estado e as ações em andamento para enfrentamento do problema.
Representando a Semarh, a superintendente de Meio Ambiente, Vitória Alzenir, apresentou um panorama técnico sobre o trabalho realizado pelo órgão e os principais desafios relacionados à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. Ela destacou que o Piauí conta atualmente com 1.801 brigadistas, treinados pela Semarh, distribuídos em 124 municípios, o que representa mais da metade das cidades do Estado.

Somente em 2025, foram quase mil novos brigadistas formados, um número superior ao total registrado nos dois anos anteriores somados. Segundo a superintendente, esses resultados representam um esforço contínuo da Semarh, mas também evidenciam a necessidade de maior participação dos municípios nas políticas de prevenção.
“A Semarh tem avançado muito na formação de brigadistas e no apoio às cidades, mas é importante reforçar que a gestão das brigadas é uma responsabilidade municipal. Hoje, o Estado acaba assumindo etapas que não são de sua competência original, como a entrega de equipamentos e isso gera sobrecarga e dificuldade de continuidade. Precisamos que os municípios se estruturem para que o trabalho seja permanente”, afirmou.

A superintendente reforçou ainda que a maior parte das queimadas tem origem humana, seja por práticas irregulares ou uso inadequado do fogo. Medidas como a Portaria do Fogo, que proibia o uso do fogo em vegetação no Piauí para prevenir incêndios florestais, contribuíram para reduzir a incidência nos últimos meses, mas, segundo ela, é fundamental consolidar políticas permanentes de prevenção, educação ambiental e fortalecimento local.


