A Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica foi realizada em São Luís (MA) com o tema “Qualificação e racionalização no enfrentamento do superencarceramento”.
Representantes da Central de Monitoramento Eletrônico da Secretaria da Justiça (Sejus – PI), participaram, em São Luís (MA), da Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP/MA).
Com o tema “Qualificação e racionalização no enfrentamento do superencarceramento”, a conferência integra as ações do Plano Nacional Pena Justa, com o objetivo de fortalecer o uso estratégico da monitoração eletrônica como instrumento de uma política penal eficiente e pautada na dignidade no cumprimento da pena.

“A Conferência é uma oportunidade de trocar as boas práticas com os demais gestores de todo o país, debater os desafios da monitoração eletrônica e a atuação das equipes multidisciplinares e, principalmente, o Plano Pena Justa, que tem fomentado o uso dessa tecnologia como política penal”, afirma a gerente Rayana Moura.

A programação contou com painéis, mesas temáticas e debates sobre os desafios e os avanços da política de monitoração eletrônica no Brasil, abordando temas como justiça racial, violência de gênero, atuação de equipes multidisciplinares e gestão da informação.

fonte: Nadjha Santana

