‘Se o vento não mudar de direção, o fogo pode atingir a Serra das Confusões’, diz Corpo de Bombeiros; parque é a maior área de preservação da caatinga

Meio Ambiente

O fogo está a 7 km do parque e atingiu quase 10 mil hectares nas cidades de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Caracol, no Sul do Piauí.


Incêndio ameaça Parque das Confusões

Compartilhar vídeoAtivar som

Ativar som

Incêndio ameaça Parque das Confusões

Cerca de 60 pessoas, entre moradores, bombeiros, brigadistas do ICMbio e voluntários, trabalham para controlar o incêndio que atingiu quase 10 mil hectares nas cidades de Canto do BuritiEliseu Martins e Caracol, no Sul do Piauí. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo está a 7 km do Parque Nacional das Serras das Confusões, maior área de preservação da caatinga.

“Nós temos 23 km de extensão da linha de fogo e estamos com o foco principal a 7 km do Parque Nacional da Serra das Confusões. Se não houver uma mudança de direção do vento, o fogo pode atingir o parque”, declarou o capitão William Borges, do Corpo de Bombeiros.

O capitão explicou que o foco do incêndio iniciou nas Fazendas Santa Fé e Santa Clara, entre Canto do Buriti e Eliseu Martins, mas avançou 5 km em 24 horas e o fogo chegou na região de Caracol.
“Estamos avisando para tomar as iniciativas técnicas para a extinção dos focos. Contamos com uma brigada para dar o combate de imediato as chamas, temos dois carros-pipa e aguardamos chegar mais três. Além do helicóptero da Polícia Militar que é um vetor de combate as chamas, serve tanto para extinguir o fogo, como para transporte da nossa tropa para próximo das chamas”, explicou.

Polícia apura origem do incêndio


Imagem aérea mostra incêndio que atinge seis cidades no Sul do Piauí — Foto: Reprodução
Imagem aérea mostra incêndio que atinge seis cidades no Sul do Piauí — Foto: Reprodução

Para apurar a origem e as causas do fogo, a perícia criminal da Polícia Civil foi enviada à região. Em entrevista à TV Clube, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destacou que enviou peritos a Canto do Buriti, com o objetivo de desvendar se o fogo tem origem criminosa.
“Resolvemos mandar peritos para constatar se houve dolo na prática desse crime, se foram atear fogo por algum motivo irresponsável e saber se vai ser um crime de incêndio comum no código penal, ou se há uma área de preservação que constate crime ambiental. O inquérito policial já foi instaurado”, disse.
Segundo Dênio Marinho, diretor de fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), existe a suspeita que o incêndio iniciou a partir de uma briga entre produtores rurais da região.

Escola sem energia e aulas suspensas devido ao fogo


Incêndio destrói 7 mil hectares e ameaça Parque da Serra das Confusões — Foto: Reprodução
Incêndio destrói 7 mil hectares e ameaça Parque da Serra das Confusões — Foto: Reprodução

A Unidade Escolar Lúcia Maria Oliveira, no Assentamento Santa Clara, que foi cercada pelo fogo na tarde de quarta-feira (23), ficou sem energia nesta quinta. Vídeos feitos pela diretora e professores mostram o fogo a pouco metros da escola (veja abaixo).
O assentamento fica a 65 km do Centro da zona urbana da cidade. Os educadores se esforçaram, com auxílio de um carro-pipa, para retirar os alunos do local. Os alunos foram retirados da escola por volta das 18h30 de quarta. Devido ao incêndio as aulas foram suspensas por tempo indeterminado.
Escola fica cercada por fogo durante incêndio que ameaça Parque da Serra das Confusões





Escola fica cercada por fogo durante incêndio que ameaça Parque da Serra das Confusões
O professor Ricardo Macedo explicou que a unidade funciona pela manhã e tarde como Escolinha Santa Clara para crianças do ensino fundamental e no turno da noite como Unidade Escolar Lúcia Maria Oliveira, atendendo jovens e adultos.


Parque Nacional da Serra das Confusões


Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí — Foto:  Andrê Nascimento/ g1 Piauí
Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ g1 Piauí
O Parque Nacional da Serra das Confusões foi criado em 1998, e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É o maior parque do Piauí e da região Nordeste do Brasil, com mais 823 mil hectares, dos quais apenas 3% foram explorados.
A Serra das Confusões guarda vestígios dos primeiros homens das Américas. A ocupação mais antiga seria de 8 mil anos. A mais recente, por volta de 3,6 mil anos.
O parque abrange terras de sete municípios: Jurema, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas.


Canal de atendimento

A secretaria disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso. Segundo Dênio Marinho, diretor de fiscalização da Semarh, o canal foi lançado para um controle dos grandes focos de incêndios – comuns nessa época do ano – e para conter as ações criminosas que chegam a 90%.

“Nós temos dados estatísticos que 90% dos focos de incêndio, todos são causados pela ação humana e nós estamos padecendo muito, principalmente na região sul do estado”, afirmou.

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *