O prazo para as empresas interessadas realizarem a entrega da documentação encerrou-se às 10h00 do dia 06 de fevereiro de 2023. A área da concessão é o perímetro urbano de Eliseu Martins. Ainda conforme o edital, o valor estimado do contrato é de R$35.661.634,60 (Trinta e cinco milhões seiscentos e sessenta e um mil seiscentos e trinta e quatro reais e sessenta centavos).
Diante disso, o vereador Ricardo Alves de Andrade (MDB), conhecido por Ricardo do Dé, utilizou suas redes sociais no dia 09/02 para, segundo ele, fazer um alerta à população do município. Conforme disse o vereador no vídeo divulgado em seu canal no YouTube, o projeto para retirar da Agespisa a administração do sistema de água foi aprovada ainda na gestão do ex-prefeito Marcos Aurélio, e agora será concretizada pelo atual prefeito, Aldimar de Sousa Dias (PSD).
Após criticar a gestão do prefeito, o vereador fez o questionamento se a mudança realmente trará benefícios para a cidade: “Imaginem o que não vai dar […] se com a Agespisa já é difícil, imagina com esse prefeito que não tem compromisso nenhum com a cidade […] será que vai dar certo?”, disse o parlamentar.
Em seguida, o vereador convidou a população para participar da próxima sessão da Câmara de Vereadores e manifestar-se contra o projeto. Por fim, Ricardo do Dé disse que não estava afirmando, mas alerta que a “politicagem” (como disse ele) pode ser grande após a mudança. “Estou cantando a pedra adiantada […] meus amigos vereadores, vamos convocar o prefeito, por que esse projeto não presta. Fica aqui o meu pedido a vocês, me ajudem”, finalizou ele.
A reportagem do Portal Gurguéia News procurou o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Teles (PSD), que confirmou apenas a existência da licitação de concorrência pública. O pregoeiro do município e presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Raimundo Nonato Borges, também foi procurado pela reportagem do portal, e respondeu apenas que o edital e todos os anexos se encontram no mural de licitações no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Não conseguimos contato direto com o prefeito Aldimar.
No dia 08 de fevereiro de 2023 foi publicado no Diário Oficial do Município a ata da sessão que ocorreu em 06/02/2023, entre a CPL e o representante da empresa Diniz Neto Soluções em Águas e Esgotos (empresa BRAER, inscrita sob CNPJ 18.754.547/0001-48) que foi declarada habilitada após análise da documentação apresentada no âmbito da concorrência pública nº001/2022. Após encerramento da sessão, assinaram a ata o presidente e membros da Comissão e o representante da empresa declarada habilitada

Confira abaixo o edital de concorrência pública nº001/2022, publicado pela Prefeitura de Eliseu Martins em 22 de dezembro de 2022, acesse:
88fba5c3-cd44-4e02-a720-4a4162a6f76d
Cumprindo os preceitos do bom jornalismo, o espaço da matéria está aberto para atualizações, esclarecimentos e acréscimos das partes citadas.
Fonte: Redação PGN