Governo do Piauí vai implantar atendimento com Inteligência Artificial na Sejus

Notícias

A nova ferramenta está sendo desenvolvida para oferecer informações institucionais, esclarecer dúvidas e orientar.

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Justiça (Sejus) deu um passo importante rumo à modernização e eficiência na prestação de serviços ao público. Por meio da Portaria nº 682/2025, foi instituído oficialmente o atendimento ao cidadão utilizando ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A novidade será conduzida pela personagem virtual “Tetê”, inspirada em uma policial penal, que atuará como assistente digital para facilitar a comunicação entre a população e o órgão.

A ferramenta está sendo desenvolvida para oferecer informações institucionais, esclarecer dúvidas frequentes, orientar sobre serviços e encaminhar demandas específicas para os setores responsáveis. O sistema ficará disponível em canais oficiais, como o site da secretaria, aplicativos móveis e totens.

Diretor da Unidade de Administração Penitenciária (Duap), Reginaldo Moreira
Diretor da Unidade de Administração Penitenciária (Duap), Reginaldo Moreira

O diretor da Unidade de Administração Penitenciária (Duap), Reginaldo Moreira, destaca que a iniciativa representa um avanço significativo para o Governo.

“Durante o desenvolvimento da ferramenta, identificamos que muitas pessoas encontravam dificuldades para acessar informações e serviços da Sejus. Criamos então a personagem, uma assistente virtual que funcionará como um canal direto de comunicação com a população. Ela vai oferecer informações em tempo real sobre cadastramento de visitantes, dias de visita, solturas e acompanhamento de processos, inclusive auxiliando advogados que precisam de dados sobre seus clientes”, explica.

Ainda segundo o diretor, o sistemaconta com cerca de 20 mil visitantes cadastrados. “A nossa expectativa é de que o atendimento virtual amplie o acesso às informações e fortaleça a transparência. A ferramenta será útil para todos, desde os familiares dos detentos até os servidores e colaboradores internos. Estamos realizando testes em pontos estratégicos e nossa meta é disponibilizar o serviço em outubro”, pontuou o gestor.

 

 

fonte: Redação Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *