Defesa Civil realiza mapeamento e monitoramento de áreas no entorno da Barragem Corredores, em Campo Maior

Notícias

Além do mapeamento, estão previstas capacitações e atividades educativas com moradores da região.

A Defesa Civil do Estado do Piauí realizou, nesta quinta-feira (13), uma visita técnica para o mapeamento e modelagem hidrológica da região do entorno da Barragem Corredores, no município de Campo Maior. A iniciativa integra um conjunto de ações preventivas desenvolvidas desde o ano passado na comunidade local.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o trabalho está inserido nas atividades iniciadas com o treinamento da comunidade Corredores em proteção e defesa civil. Como parte das medidas, foi instalado um pluviômetro na sede da associação comunitária para mensurar os índices pluviométricos durante o período chuvoso.

“Essa ação faz parte de um processo contínuo de geração de informações voltadas à segurança. A comunidade também será contemplada com a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), fortalecendo a atuação local na prevenção e resposta a possíveis ocorrências”, destacou o diretor.

Foto: Ascom Sedec

A comunidade é assistida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e está situada no entorno de uma barragem, área considerada de risco tecnológico. Por isso, durante a visita desta quinta-feira (13), a equipe realizou levantamento fotográfico e iniciou a produção do mapa de risco, com o objetivo de subsidiar a atualização do Plano de Contingência do município, contemplando também os equipamentos hídricos e os riscos de natureza hidrológica.

Além do mapeamento, estão previstas capacitações e atividades educativas, utilizando o material produzido de forma acessível e didática, a fim de fortalecer a resiliência da comunidade.

Foto: Ascom Sedec

O gestor ambiental Francisco Paiva explicou que o levantamento inicial consistiu em um mapeamento aéreo fotogramétrico. “A partir desse levantamento, será possível gerar um modelo tridimensional da superfície. Com base nesse modelo 3D, poderemos simular as áreas de risco e aprimorar o planejamento das ações preventivas”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso da Defesa Civil com a prevenção, o monitoramento e a preparação das comunidades situadas em áreas vulneráveis, promovendo mais segurança e planejamento para a população de Campo Maior.

Foto: Ascom Sedec
fonte: Ascom Sedec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *