Corpo de Bombeiros ministra curso de formação de brigadistas na Companhia Porto Piauí

Notícias

O curso teve cinco etapas e foi concluído nesta sexta-feira (29). O objetivo é preparar a equipe para dar a primeira resposta em emergências e acionar o socorro com segurança.

O Corpo de Bombeiros do Piauí concluiu o curso de formação da brigada de incêndio da Companhia Porto Piauí nesta sexta-feira (29). Vinte colaboradores receberam instruções de primeiros socorros, evacuação, aprenderam a utilizar os extintores e a estrutura fixa de combate a incêndio instalada no prédio de escritórios da Companhia e a dar apoio ao trabalho dos socorristas profissionais.

O treinamento busca tornar os colaboradores aptos a lidar com situações de emergência médica ou incêndios no primeiro momento e a acionar o socorro profissional (do Corpo de Bombeiros ou do Samu) de forma adequada, segura e eficiente.

(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)
(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)

O tenente-coronel Rivelino Moura, que ministrou o curso, comentou que o objetivo principal é ter uma equipe preparada para dar a primeira resposta a pequenos incêndios até a chegada do atendimento especializado do Corpo de Bombeiros.

“Orientamos a equipe sobre o atendimento pré-hospitalar, a legislação das brigadas e sobre o combate aos incêndios. Todos puderam usar os extintores e mangueiras e têm agora total condição de dar o apoio necessário em pequenas e grandes operações dentro do Porto”, disse o tenente-coronel Rivelino.

 

(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)
(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)

A equipe da Porto recebeu ainda o enfermeiro e socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Flaviano Aragão, que deu instruções sobre primeiros socorros em casos de paradas cardiorrespiratória e manobras de desobstrução de vias aéreas. Para ele, este conhecimento pode ser tão determinante para salvar uma vida quanto o atendimento da equipe especializada.

“Isso dá mais segurança sobre o que fazer e o que não fazer enquanto aguarda o serviço de emergência médica. Muitas tragédias se concretizam porque não há pessoas com essas noções básicas para iniciar os primeiros socorros”, comentou Flaviano.

(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)
(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)

O diretor de operações da Companhia Porto Piauí, Fábio Freitas, disse que o treinamento será realizado periodicamente, para garantir que cada colaborador da Companhia seja capaz de resolver situações que virão com a abertura do Porto para o mundo.

“Estas ações fazem parte do processo de planejamento da operação da Porto Piauí. É importante que nossa equipe esteja qualificada para, na operação, em qualquer urgência ou emergência, estar apta a exercer suas funções”, explicou Fábio Freitas.

(Foto: Andrê Nascimento/ Porto Piauí)

fonte: Andrê Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *