Novo quartel deve atender 17 municípios da região do Médio Parnaíba e beneficiar cerca de 125 mil moradores
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) avança em sua política de interiorização com o projeto de instalação de um novo quartel no município de Água Branca. A unidade está sendo articulada para atender 17 cidades da região do Médio Parnaíba, beneficiando aproximadamente 125 mil pessoas com serviços de emergência e resposta rápida.
As tratativas ocorreram nesta segunda-feira (28), durante reunião entre o comandante-geral do CBMEPI, coronel José Arimatéa Rêgo, o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, e o secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura. A iniciativa integra a expansão estratégica da corporação para reforçar a atuação no interior do estado.

“A instalação dessa futura unidade representa um avanço significativo no fortalecimento da segurança pública e da nossa capacidade de resposta em situações como incêndios, acidentes e desastres naturais. Com o apoio dos gestores locais, vamos levar o projeto ao nosso secretário de Segurança, Chico Lucas, e ao governador Rafael Fonteles para dar início à execução”, destacou o coronel José Arimatéa Rêgo.

Durante o encontro, o secretário Jonas Moura reafirmou o apoio do Governo do Estado à iniciativa e informou que, em conjunto com a Prefeitura de Água Branca, está sendo avaliada uma área adequada para a construção do quartel.
“Água Branca é um polo comercial importante, com forte movimentação de lojistas, bancos e população da região. É essencial garantir mais segurança com a presença do Corpo de Bombeiros. Estamos alinhando esse serviço essencial com a corporação e o governador Rafael Fonteles para que a implantação ocorra o quanto antes”, afirmou o secretário.
O prefeito Júnior Ribeiro também ressaltou a importância da iniciativa e colocou a gestão municipal à disposição para contribuir com a concretização do projeto.

“Com a consolidação do projeto, esse quartel será uma base estratégica de grande importância para todo o Médio Parnaíba. É um sonho antigo da população que agora começa a se concretizar com planejamento e apoio do Governo do Estado”, afirmou.
Expansão no interior
A criação da unidade em Água Branca integra o plano de crescimento do CBMEPI, que recentemente inaugurou um novo grupamento no município de Esperantina e conta atualmente com estruturas operacionais em oito cidades. Além disso, brigadas municipais treinadas pela corporação atuam em 95 municípios piauienses.

De acordo com o gabinete do CBMEPI, outras duas unidades já têm ordens de serviço assinadas e devem ser entregues até o próximo ano: uma em Bom Jesus, no extremo sul do estado, e outra em Campo Maior, ao norte de Teresina. As cidades de Uruçuí, Paulistana e Valença também estão previstas no cronograma de expansão para 2026.
fonte: Adrianno Magno