Brigadistas de Sebastião Leal controlam incêndio durante a madrugada e evitam que fogo alcance rodovia

Notícias

A ação rápida da brigada local conseguiu evitar que as chamas atingissem a pista da PI-141.

Brigadistas da cidade de Sebastião Leal, distante 400 km ao sul de Teresina, realizaram, nesse domingo (13), uma operação para controlar um incêndio de grandes proporções em área de mata aberta. O fogo avançava perigosamente em direção às margens da PI-141, na localidade Angico Branco, na altura do km 16 da rodovia. A ação rápida da brigada local conseguiu evitar que as chamas atingissem a pista.

Na manhã desta segunda-feira (14), a equipe realiza o trabalho de rescaldo — fase essencial para verificar possíveis novos focos e construir aceiros, que funcionam como barreiras de proteção para evitar o avanço do fogo. Ainda não há uma estimativa oficial da área atingida. A ocorrência reforça a importância do trabalho de prevenção e combate coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), que vem ampliando a formação de brigadistas em todo o território piauiense.

Atualmente, o estado conta com 1,3 mil brigadistas capacitados, distribuídos em 94 municípios — número recorde que fortalece a resposta a incêndios florestais, especialmente neste período mais quente e seco do ano, que se antecipou em relação ao previsto por climatologistas.

Atualmente, o estado conta com 1,3 mil brigadistas capacitados, distribuídos em 94 municípios — número recorde que fortalece a resposta a incêndios florestais, especialmente neste período mais quente e seco do ano, que se antecipou em relação ao previsto por climatologistas.

Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental da Semarh, Mário Filho, o trabalho das brigadas é decisivo para proteger vidas, vegetação e infraestrutura pública. “A prontidão dos brigadistas em Sebastião Leal mostra como o investimento em capacitação e estrutura tem feito diferença. Esses profissionais são a linha de frente contra o fogo, especialmente agora que o calor se intensificou mais cedo em todo o estado”, afirmou o gestor.

O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, também destacou o esforço contínuo da Semarh em ampliar a cobertura e eficiência das ações de combate. “Estamos vivendo um momento desafiador, com aumento no número de focos de calor em várias regiões. Por isso, seguimos intensificando treinamentos e investindo em equipamentos. Nossa meta é salvar vidas, proteger nossas florestas e garantir segurança para todos os piauienses”, ressaltou o gestor.

A Semarh reforça que a população pode e deve colaborar, evitando queimadas, denunciando focos suspeitos e respeitando as restrições ao uso do fogo no meio rural.

Formatura brigadistas

No próximo dia 25 de julho, a secretaria vai promover a maior formatura de brigadistas de todos os tempos. Um total de 260 brigadistas de 20 municípios piauienses serão contemplados. Desse total, 20% é composto por mulheres.

fonte: Ascom Semarh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *