Para o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, José Veloso, as homenagens demonstram a gratidão que a sociedade tem com os militares da corporação.
A Polícia Militar do Piauí (PMPI) celebrou, nesta quarta-feira (25), seus 190 anos de história com uma solenidade cívico-militar no Quartel do Comando-Geral, em Teresina. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Estado, Rafael Fonteles, o secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, o comandante-geral da PMPI, Sheyvan Lopes e o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, José Veloso, representando o comandante-geral, José Rêgo.
O evento contou ainda com homenagens, entrega de medalhas, desfile das tropas e a promoção de 437 militares, entre oficiais e praças. Durante a solenidade, foram entregues medalhas do Mérito Policial Militar a personalidades que contribuíram com o fortalecimento da corporação.

“Temos a melhor polícia do Brasil e os menores indicadores de violência do Norte e Nordeste e a menor letalidade policial. Então é um exemplo de uma polícia que age com inteligência, com muito esforço e muita dedicação”, destacou o governador.
O secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, abordou o quanto a Polícia Militar tem trabalhado e tem sido importante para a população piauiense.
“Por seus 190 anos notamos o quanto nossa polícia é uma instituição extremamente importante. Ao longo de todos esses anos ela nos deu segurança, manteve a ordem, colaborou com a justiça e protegeu nossas divisas. É por isso que hoje nós estamos aqui pra agradecer aqueles que fazem e fizeram parte da história da Polícia Militar do Piauí”, frisou o secretário.

Um dos destaques da programação foi a promoção de 110 oficiais e 327 praças, incluindo aspirantes que passaram ao primeiro posto na carreira de oficial.
Para o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, José Veloso, as homenagens prestadas na solenidade demonstram a gratidão que a sociedade tem com os militares da corporação. “Nossa presença demonstra o quanto as forças militares do estado estão unidas, bem equipadas e firmes, tudo com o único objetivo que é proteger nossa população piauiense”, disse.

O evento ainda contou com a apresentação da tropa, execução de hinos, exibição de vídeo institucional e desfile final.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a data marca o compromisso contínuo da instituição com a segurança pública e com o reconhecimento daqueles que a integram.
“Devemos continuar motivados a sermos cada vez mais, o orgulho do povo do Piauí, manter viva esse título de guardião da sociedade piauiense”, finaliza.