O encontro teve como foco a utilização do MapBiomas e busca por soluções bancárias mais acessíveis.
O secretário do Meio Ambiente do Piauí, Feliphe Araújo, realizou uma reunião estratégica, nessa quarta-feira (9), com membros da Comissão de Meio Ambiente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-Piauí), André Gentirana e Abdias Neto, para discutir soluções para os desafios enfrentados pelos produtores rurais do estado. O encontro teve como foco a utilização do MapBiomas, a busca por soluções bancárias mais acessíveis e ágeis para os produtores e sobre a Aprosoja ter um assento no Conselho Estadual de Meio Ambiente.
Feliphe Araújo tem buscado uma abordagem integrada com os setores representativos do setor. “Estamos buscando formas de otimizar o uso de ferramentas como o MapBiomas, que nos permitem não só monitorar a cobertura do solo, mas também planejar de forma mais eficiente as áreas de preservação e as zonas de produção agrícola. O Piauí precisa crescer de forma sustentável”, disse o gestor.
Segundo André Gentirana, membro da Aprosoja, “o produtor piauiense enfrenta um desafio com a burocracia dos processos bancários. Isso acaba criando um gargalo para o desenvolvimento das atividades no campo. Precisamos de soluções mais rápidas e eficientes para que o agricultor consiga acessar o crédito e investir em suas lavouras de forma mais ágil”.
A reunião foi um marco para fortalecer a colaboração entre o governo estadual e os representantes do setor agrícola, com foco em criar soluções que favoreçam tanto o crescimento da produção quanto à preservação do meio ambiente no Piauí.
Fonte: Narcílio Costa