Águas do Piauí apresenta plano operacional para festas de fim de ano e férias de janeiro no litoral

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Medidas devem aumentar produção de água em até 140 mil litros por hora e reservação em quase 1 milhão de litros

A Águas do Piauí apresentou à imprensa, nesta terça-feira (16), seu plano operacional para reforçar o abastecimento do litoral piauiense durante as festas de final de ano e férias de janeiro. Entre as medidas adotadas está a ativação de duas Estações de Tratamento de Água Móveis (ETAs) que irão produzir até 140 mil litros de água por hora, duas bags de reservação (bolsões de água) e mais dois reservatórios-containers móveis que aumentarão a reservação de água no litoral em cerca de 1 milhão de litros.

Danilo Almeida, diretor-executivo da Águas do Piauí, pontua que, ciente do aumento de fluxo de pessoas na região, sobretudo, para passar a virada de ano, a concessionária preparou um plano robusto de ações que já estão sendo executadas. “Para melhor atender moradores e turistas do litoral piauiense, aumentamos a produção e reserva de água, com a instalação de novos equipamentos, que reforçarão o abastecimento no período de férias. Também ampliamos o número de equipes de plantão e materiais reservas, incluindo geradores de energia”, destaca.

As duas ETAs Móveis ficarão instaladas na Estação de Tratamento de Água IV, em Parnaíba. Elas funcionam como unidades completas de tratamento de água, equipadas para tratar, filtrar e entregar água diretamente à rede de distribuição, permitindo reforço imediato em dias de maior consumo. Já as bags ou bolsões de água e os reservatórios-containers móveis ficarão no Camurupim. Eles vão armazenar o excedente de água produzida para ser utilizado quando a demanda subir além do padrão. “Também estamos com um reservatório móvel instalado em Barra Grande desde o mês de novembro, reforçando o abastecimento da região. Ele tem capacidade de armazenamento de 70 mil litros de água, que estão chegando à população através das nossas redes de distribuição”, completa o gerente executivo da Regional Litoral da Águas do Piauí, Célio Damásio.

Desde que a concessionária iniciou a operação dos sistemas no litoral, há cerca de sete meses, são executadas inúmeras ações de modernização e ampliação dos sistemas. “Em julho deste ano, quando estávamos com pouco mais de um mês de atuação na região, executamos nosso primeiro plano operacional para as férias de julho. E o resultado foi um excelente termômetro tanto para nossas equipes quanto para população, pois demonstramos nossa capacidade operacional e técnica de ofertar mais água à população, com atendimento ágil e eficiente. Agora, seguimos com atenção e reforço do sistema e de equipes para atendimento com qualidade”.

(Foto: Ascom Águas do Piauí)

AÇÕES JÁ REALIZADAS

No litoral, a Águas do Piauí ampliou em 50% a distribuição de água, passando de 600 mil litros de água tratada por hora para 900 mil por hora. A captação de água também teve incremento da ordem de 9 milhões de litros por hora, saindo de 34 milhões de litros por hora quando a concessionária recebeu o sistema para 43 milhões de litros por hora após as melhorias implementadas pela empresa.

Além disso, foram instalados conjuntos de geradores na captação e Estação de Tratamento de Água de Parnaíba, que oferecem maior segurança e eficiência energética em caso de interrupção do fornecimento de energia, permitindo a continuidade dos sistemas em operação sem impacto à população; e reativados dois reservatórios que estavam parados, ampliando a capacidade de reservação do sistema que abastece o litoral em cerca de quatro milhões de litros de água.

No dia 2 de dezembro, a concessionária realizou uma parada programada que já fazia parte do Plano Verão 2026 no Litoral. Na oportunidade, foi realizada a substituição de um dos conjuntos motobomba da captação, em Parnaíba, passando de 250 CV para 400 CV, ampliando a capacidade de produção de água; instalação de geradores de energia elétrica na captação e ETAs I, III e IV; além da troca de registros no reservatório geral e no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, bem como o registro da elevatória de Luís Correia, implementando maior eficiência operacional e modernização ao sistema.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A Águas do Piauí reforça seu compromisso com a qualidade e modernização dos serviços prestados à população, e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através dos seus canais oficiais de atendimento, que são: o número 0800 223 2000, disponível para ligações e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br.

 

 

fonte: Virgiane Passos

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