Aberta Consulta Pública sobre o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação

Meio Ambiente

O Governo do Piauí convida toda sociedade piauiense a contribuir com sugestões e ajustes dos objetivos estratégicos, indicadores e metas do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil 2024). As contribuições recebidas serão essenciais para consolidação do PAB-Brasil 2024. Cada cidadão pode contribuir por meio da plataforma [Participa + Brasil] com a sua conta do Gov.br, até o dia 20/12.

A atualização do PAB é uma iniciativa do Governo Federal para elaboração do principal instrumento de implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei 13.153/2015). Com horizonte de 20 anos (2024-2043), o plano visa articular estratégias e ações para neutralizar a degradação da terra e mitigar os efeitos da seca, com reflexo na redução das vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas das regiões mais afetadas do Brasil.

O PAB-Brasil 2024 foi elaborado por meio de um processo participativo que envolveu consultas com setores da sociedade civil, instituições de ensino e órgãos governamentais, além de especialistas e pesquisadores. O Piauí sediou em abril deste ano um Seminário de contribuição para construção do plano, com a participação de diversas instituições, associações e a sociedade civil.

O plano está estruturado em cinco eixos temáticos:

  1. Governança e Fortalecimento Institucional
  1. Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação
  1. Melhoria das Condições de Vida da População Afetada
  1. Gestão Sustentável para a Neutralização da Degradação da Terra
  1. Adaptação às Mudanças Climáticas e Mitigação dos Efeitos da Seca

Ao final do período de consulta, as sugestões serão avaliadas para a formulação da versão final do PAB-Brasil 2024. Participe aqui

Fonte: https://www.semar.pi.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *