O coral tem a regência do maestro Pedro Furtado e é formado por estudantes de dez Centros de Ensino de Tempo Integral (CETIs) da capital piauiense.
A programação do Natal de Sonho & Luz recebe nesta segunda-feira (24), no adro da Igreja São Benedito, o Coral das Mil Vozes, composto integralmente por estudantes de escolas da rede estadual, localizadas em Teresina. A ação artístico-pedagógica é realizada pela Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria de Cultura do Piauí (Secult), com o objetivo de estimular os talentos, estimular o protagonismo estudantil, fortalecer o trabalho coletivo e ampliar as vivências culturais dos jovens da rede pública.
O coral tem a regência do maestro Pedro Furtado e é formado por estudantes de dez Centros de Ensino de Tempo Integral (CETIs) da capital piauiense. Os ensaios aconteceram semanalmente, dentro das escolas, levando música e aprendizagem para centenas de jovens.
Luís Eugênio de Souza Castro, estudante da 2ª série do ensino médio do CETI Solange Sinimbu Viana Área Leão, destaca que as aulas de música para a apresentação natalina abrem novas oportunidades na escola de tempo integral. “Vamos mostrar o resultado de meses de ensaios. Sempre gostei de música e ter a oportunidade de participar do coral foi algo incrível. Estamos ensaiando desde agosto, no pátio da escola, algo que só foi possível graças ao ensino de tempo integral”, comenta o aluno.

Educação integral vai além da sala de aula, destaca secretário
O secretário da Educação, Washington Bandeira, enfatiza que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com uma educação integral, que vai além da sala de aula.
“O Coral das Mil Vozes é um projeto que une talento, educação e identidade. A cultura está viva no dia a dia dos nossos jovens e levar atividades artísticas para dentro das escolas é despertar o gosto pela música, pela cooperação e pelo trabalho em grupo. Isso faz parte da formação integral que o ensino de tempo integral proporciona, estimulando talentos, criatividade e protagonismo estudantil”, afirma o gestor.

Além do repertório musical, o espetáculo, que promete emocionar o público, contará com falas dramatizadas entre as canções e com a encenação de um presépio vivo durante a execução da “Ave Maria”. O espetáculo terá acompanhamento instrumental executado por professores da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, com guitarra, violão, baixo, bateria, teclado, violoncelo e violino.
As escolas participantes da edição 2025 são: CETI Benjamin Baptista, CETI Professor Darcy Araújo, CETI Didácio Silva, CETI José Pacífico de Moura Neto, CETI Liceu Piauiense, CETI Lourdes Mota Rebelo, CETI Maria Modestina Bezerra, CETI Maria Melo, CETI Padre Joaquim Nonato e CETI Solange Sinimbu Viana Área Leão.

