Ação faz parte da formação da Brigada de Incêndio da unidade e tem como objetivo treinar o atendimento em possíveis ocorrências de risco.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Administração (Sead) e do Centro Integrado de Atenção ao Servidor do Estado do Piauí (Ciaspi), realizará, nesta quarta-feira (12), uma simulação de emergência na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na Zona Leste de Teresina. A ação faz parte da formação da Brigada de Incêndio da unidade e tem como objetivo treinar o atendimento em possíveis ocorrências de risco dentro de ambientes hospitalares, garantindo que todos os profissionais saibam como agir rapidamente e com segurança.
O treinamento será realizado a partir das 9h e envolverá a evacuação do terceiro pavimento da unidade, área administrativa escolhida para não interferir em pacientes internados. Mais de 70 pessoas serão conduzidas ao ponto de encontro externo, enquanto viaturas do Corpo de Bombeiros e do SAMU farão uma simulação de deslocamento de vítimas. Não haverá interdição de ruas.

Aline Melo, diretora do Ciaspi, ressalta que a ação tem caráter estratégico e visa aprimorar o preparo das equipes diante de possíveis situações de emergência. “A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa foi escolhida como unidade piloto por sua importância estratégica, pelo grande fluxo de pacientes e servidores e pela necessidade de protocolos rigorosos de segurança. A capacitação também vai permitir mapear pontos críticos e aperfeiçoar rotas de fuga, garantindo que as equipes saibam agir com precisão em cenários reais de risco”, afirma.
Simulação de emergência
O tenente-coronel Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, explica que a simulação será realizada com os próprios brigadistas representando pacientes. “Será um exercício simulado em um ambiente totalmente controlado, mas que dará uma visão de possíveis acidentes que venhamos a ter dentro dos hospitais. Será uma ação conjunta da Brigada de Incêndio, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do SAMU e de outros órgãos do Estado que fazem parte do planejamento de segurança e emergência”, afirma.

O Corpo de Bombeiros reforça que o treinamento servirá também para avaliar a eficiência das equipes no atendimento. “Durante o simulado, estaremos observando os tempos de resposta dos brigadistas, das equipes de apoio e da direção do hospital. Também vamos analisar as ações até a chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais órgãos”, complementa o tenente-coronel.

Continuidade das ações
A formação da Brigada de Incêndio da maternidade começou na segunda-feira (3), com as aulas práticas da primeira turma. Ao todo, seis turmas serão capacitadas, totalizando mais de 120 brigadistas certificados ao término do processo.
Após a simulação, será feita uma avaliação e um relatório técnico, com previsão de conclusão até o final de novembro. O plano também prevê a implantação e capacitação de brigadas de incêndio em outras unidades hospitalares do estado. Os próximos treinamentos devem ocorrer nos Hospitais Getúlio Vargas e Infantil Lucídio Portella, com expansão para unidades regionais e municipais ao longo de 2026.


