Seminário reúne 600 gestores de saúde para discutir fortalecimento da Atenção Primária no estado

Saúde

Foram discutidas estratégias de fortalecimento, além de métodos para qualificar os indicadores da área, com destaque para a expansão do PlanificaSUS.

Cerca de 600 gestores da Atenção Primária à Saúde do Piauí participaram, nesta terça-feira (2), do Seminário dos Indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado. O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI).

Durante o seminário, foram discutidas estratégias para o fortalecimento da Atenção Primária no estado, além de métodos para qualificar os indicadores da área, com destaque para a expansão do PlanificaSUS, que promove a integração entre a APS e a atenção especializada.

“Queremos um ambiente de diálogo em que todos possam participar e contribuir para o fortalecimento da nossa atenção primária. Sabemos que esse é um trabalho conjunto entre governo federal, estado e municípios, e esperamos que a participação de representantes dos três níveis de gestão permita uma qualificação ainda maior da nossa APS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

O secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, ressaltou que a presença de representantes dos 224 municípios mostra o impacto que as discussões terão na assistência prestada à população. “Temos quase 600 gestores dos 224 municípios participando deste momento de debates e planejamento para fortalecer a atenção primária no estado. A presença de todos é importante, pois demonstra a integração do Piauí em um trabalho que será refletido em todas as regiões”, destacou.

Durante as mesas de discussão, os participantes também acompanharam a apresentação do Plano de Ação para a Qualificação da APS no Piauí, estruturado em três eixos principais: os indicadores do novo financiamento da APS, a estruturação da rede de atenção à saúde por meio do PlanificaSUS e a ampliação do Programa Piauí Saúde Digital.

“Nós já contamos com nosso plano de ação e agora vamos trabalhar junto aos nossos municípios para entendermos e direcionarmos melhor nossas ações, fortalecendo a atenção primária e seguindo o trabalho do governo do estado de melhorar cada vez mais a saúde pública do Piauí”, disse Dirceu Campelo, superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi.

“Essa troca entre Ministério da Saúde, estado e municípios é de suma importância para traçar as melhores estratégias de fortalecimento da nossa atenção primária. Serão dois dias de evento e esperamos que, ao final, quem mais ganhe com essas discussões seja a população, que é atendida na ponta pelos nossos serviços”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.

 

fonte: João Marcelo Ferry

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *