No evento, foram discutidos os avanços já conquistados na saúde indígena no estado e propostas para melhorias.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Equidade em Saúde, participou, nesta sexta-feira (29), da IV Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí, realizada no município de Uruçuí. O evento reuniu lideranças e representantes dos povos indígenas piauienses para discutir e reivindicar políticas públicas voltadas às comunidades indígenas no estado.
Entre os temas em pauta, a saúde foi abordada em uma mesa especial sobre Saúde e Assistência Social Indígena, com a participação da Sesapi, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará — responsável pelo atendimento à saúde indígena no Piauí —, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e dos conselhos distritais de saúde indígena.

No evento, foram discutidos os avanços já conquistados na saúde indígena no estado e propostas para melhorias. Um dos destaques foi a saúde digital indígena, com foco no ponto de acesso em Piripiri, que facilita o atendimento por meio de dispositivos móveis. A segurança alimentar e nutricional das comunidades também foi um tema relevante.
“São discussões que envolvem todas as partes interessadas na pauta da saúde indígena e permitem que todos contribuam com propostas de melhoria, sempre levando em consideração as especificidades de atendimento desses povos, respeitando suas particularidades e essências”, destacou Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi.

