Fundação destinou quase R$10 mil reais para realização do Congresso, por meio do edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está sediando o II Congresso Internacional Rede Brasil-Ricœur. A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (12) e contou com a presença de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que está entre as apoiadoras do evento, que segue até quinta-feira (14).
O congresso foi um dos contemplados pelo edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica da Fapepi, com um aporte de R$ 9,8 mil. O investimento tem como objetivo fortalecer a difusão do conhecimento e incentivar a troca acadêmica, reafirmando o papel da fundação como fomentadora da produção científica e cultural no estado.

Com o tema“Paul Ricœur e o pensamento latino-americano”, o congresso reune professores, estudantes e pesquisadores para debater as conexões e interfaces entre a obra do filósofo francês e o pensamento produzido na América Latina. A programação inclui mesas-redondas, exposições de pesquisas e momentos de reflexão crítica.

Para o diretor técnico-científico da Fapepi, Pedro Soares, a realização de encontros como este fortalece a integração entre a produção acadêmica local e as discussões de alcance internacional. “A Fapepi busca apoiar iniciativas que dialoguem com diferentes áreas do conhecimento e contribuam para a formação crítica da sociedade”, destacou.
Por meio de seu edital de apoio a eventos científicos e tecnológicos, a Fapepi tem ido além do fomento financeiro. A fundação tem contribuído para que o Piauí se consolide como um polo de produção e difusão do conhecimento, ao aproximar pesquisadores locais de redes intelectuais que ultrapassam fronteiras.
Clique aqui para saber mais sobre o evento.

